Autoeficácia, satisfação no trabalho, aspectos sociodemográficos e condições de trabalho de docentes-alunos do Parfor

Resumo: Este  artigo  discute  os  conceitos  de  autoeficácia  e  satisfação  no  trabalho com o objetivo de verificar a relação entre eles, além dos aspectos sociodemográficos  e  das  condições  de  trabalho  na  docência.  Os  dados foram obtidos por meio do uso de instrumentos como: 1) questionário de caracterização e 2) escalas do tipo Likert de autoeficácia e satisfação no trabalho, aplicados a 87 professores em formação, em nível de graduação, pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica(Parfor) da Universidade Federal do Pará (UFPA), os quais atuam na rede pública de ensino em escolas localizadas nesse estado. O estudo é do tipo quantitativo,  exploratório  e  descritivo  e  apresenta  técnicas  de  análise fatorial e de correspondência. Os resultados mostraram três grupos distintos de escores fatoriais dos índices de autoeficácia e satisfação: baixa (grupo de professores com os 25% menores escores), moderada (grupo com os 50% medianos escores) e alta (grupo com os 25% maiores escores). Quanto à estatística aplicada à análise de correspondência, os resultados apontaram que houve variação em relação ao nível de autoeficácia e satisfação e que as condições de trabalho podem influenciar a satisfação no trabalho docente.

Autores: Andréa Lobato Couto, Edson Marcos Leal Soares Ramos, Enizete Andrade Ferreira e Maély Ferreira Holanda Ramos