Desengajamento Moral e a Prática do Bullying (Capítulo de livro)

Resumo: Toda criança e adolescente tem o direito de crescer e se desenvolver de maneira plena, tendo suas garantias asseguradas constitucionalmente com absoluta prioridade, sendo um dever da família, da sociedade e do Estado. Dentre tais garantias, tem-se que as crianças e adolescentes devem estar a salvo de todo tipo de violência. Neste contexto, o presente estudo possui grande relevância, pois tem como objetivo geral compreender o papel dos mecanismos do Desengajamento Moral e caracterizar a prevalência da violência no contexto escolar, entre os estudantes. Esta dissertação está dividida em capítulos, sendo que o capítulo II é composto de três artigos científicos, os quais, por meio de estudos diferentes, buscaram alcançar o objetivo proposto. Para isso, foram utilizados dois instrumentos, sendo um questionário de caracterização e levantamento de informações sobre bullying e um Inventário de Desengajamento Moral desenvolvido para esta pesquisa, com base nos mecanismos do desengajamento moral, os quais foram utilizados para colher informações de 430 estudantes do ensino fundamental e médio, de duas escolas públicas localizadas na cidade de Belém. Além disso, utilizou-se uma entrevista coletiva com 10 alunos, das mesmas séries, de uma das escolas referidas. Neste sentido, o estudo foi de cunho quantitativo e qualitativo, exploratório e descritivo.Os dados foram analisados quantitativamente por meio de estatística descritiva, utilizando-se o software SPSS24e qualitativamente por meio do software Iramuteq. Dentre os principais resultados obtidos, percebeu-se que 37% dos estudantes já tinham se envolvido em situações de bullying. Constatou-se, também, que mais de 70% dos estudantes que compuseram a amostra tentaram distorcer as consequências dos atos de violência que praticaram justificando-os, para retirar o sentimento de culpa na realização de atitudes agressivas. Certificou-se que os mecanismos mais utilizados pelos estudantes foram atribuição da culpa e difusão da responsabilidade. Além dos artigos científicos, consta no corpo deste trabalho (Capítulo III), a apresentação de um produto, fruto da pesquisa, composto na elaboração de palestras sobre bullying, ministradas em escolas públicas e particulares, com objetivo de prevenir a ocorrência deste fenômeno. Diante do exposto, conclui-se que a violência, especialmente o bullying, é uma realidade presente na sociedade local e que os mecanismos do desengajamento moral são utilizados pelos estudantes na tentativa de justificar atos de agressividade.

Autores: Ariane Lilian dos Santos Melo Rodrigues, Maély Ferreira Holanda Ramos

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