Revisão Sistemática de Pesquisas sobre Eficácia Coletiva Docente

Resumo: A eficácia coletiva docente é a percepção compartilhada pelos professores sobre a capacidade do corpo docentede organizar e executar ações necessárias a um efeito positivo no desempenho acadêmico dos alunos. Este artigo tem o objetivo de construir um panorama das pesquisas sobre eficácia coletiva de professores, analisando seus principais resultados. Para tanto, foram realizadas buscas de artigos publicados entre 2000 e 201 3, na base de dados Portal de Periódicos Capes. Os resultados indicam que a eficácia coletiva de professores está diretamente relacionada ao desempenho acadêmico dos alunos. Notou-se ainda que outras variáveis podem influenciar as crenças coletivas, tais como a autoeficácia e a situação socioeconômica da escola.

Autores: RAMOS, M. F. H.; SILVA, S. S. C. E. ; FERNANDEZ, A. P. O. ; PONTES, F. A. R.

Scroll to Top