NEAC e Polícia Militar do Pará consolidam parceria para aplicação da Teoria Social Cognitiva

Na última semana, membros do Núcleo de Estudos em Análise do Comportamento (NEAC) tiveram a oportunidade de consolidar a parceria com a Polícia Militar do Pará por meio da disciplina “Teoria Social Cognitiva Aplicada à Instrução Militar” no Curso de Preparação de Instrutor Militar (20h/a).
Os membros do NEAC colaboraram como professores em uma turma de militares que estão recebendo cursos de qualificação de técnicas para a docência nas ações formativas da força policial militar paraense.
ditamos que essa parceria trará muitos frutos positivos para a sociedade paraense e para a instrução militar no estado.

A Teoria Social Cognitiva é uma abordagem psicológica que tem como objetivo compreender a relação entre o comportamento humano e o ambiente em que ele está inserido. Essa teoria tem sido utilizada em diversos contextos, como na educação, na saúde, no esporte, na justiça criminal e, agora, na instrução militar.
Para o NEAC, essa parceria representa um importante avanço no desenvolvimento da Teoria Social Cognitiva em novos contextos e também um reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido pelo núcleo. Além disso, a parceria com a Polícia Militar do Pará também reforça o compromisso do NEAC em contribuir para o desenvolvimento da sociedade por meio do conhecimento científico.

O Curso de Preparação de Instrutor Militar tem como objetivo capacitar os militares para a docência nas ações formativas da força policial militar paraense, visando garantir a qualidade do treinamento e aperfeiçoamento dos policiais militares do estado. A disciplina “Teoria Social Cognitiva Aplicada à Instrução Militar” oferecida pelo NEAC tem sido uma importante ferramenta nesse processo, pois permite que os militares compreendam como os conceitos da teoria podem ser aplicados no treinamento e aprimoramento da habilidade de instrução dos policiais.
Agradecemos a todos os membros do NEAC e do Programa de Segurança Pública (PPGSP/UFPA) que colaboraram nessa iniciativa, bem como à Polícia Militar do Pará que nos deu a possibilidade de expandir a Teoria Social Cognitiva em seus mais variados contextos. Acreditamos que essa parceria trará muitos frutos positivos para a sociedade paraense e para a instrução militar no estado!

Scroll to Top