A procrastinação e autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários: um ensaio temático

Resumo: Durante a vida acadêmica é necessária a criação de estratégias para o bom desempenho nos estudos, porém questões como a procrastinação poderiam dificultar este fato. Dessa forma o objetivo deste trabalho foi discutir o ato postergador em estudantes universitários e o papel da autorregulação da aprendizagem como possível variável mediadora, a partir da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura. A metodologia utilizada se deu por uma revisão bibliográfica do tipo revisão narrativa. O artigo está dividido em 4 seções: introdução, metodologia, resultados e discussão e Considerações finais. Na introdução foi apresentado os motivos para a realização deste trabalho; nos resultados estão destacados os aspectos gerais da Teoria estudada, a autorregulação da aprendizagem e a procrastinação no ensino superior, esta observada com suas possíveis relações ao construto da Teoria de Bandura através da gestão do tempo e de fatores ambientais e cognitivos; por fim, foram discutidas algumas conclusões pelos autores. Os principais resultados mostram a necessidade de consciência da procrastinação como problemática, a demanda por criação de formas para enfrentá-la, como a autorregulação da aprendizagem e o carecimento de divulgação da temática através maior produção textual.

Autores: COSTA, GUSTAVO MONTE DA; RAMOS, MAÉLY FERREIRA HOLANDA ; PEREIRA, ERIKA CRISTINA DE CARVALHO SILVA ; SILVA, EMMANUELLE PANTOJA ; ESTUMANO, ENIZETE ANDRADE FERREIRA ; SANTOS, FERNANDO CÉSAR DOS.