Autoeficácia na formação profissional superior: uma revisão da literatura

Resumo: Este  artigo  objetivou  analisar  estudos  de  formação  profissional  em  nível  superior  nos  seus diferentes  níveis  e  áreas,  pautados  em  investigações  de  autoeficácia  sob  a  ótica  da  Teoria
Social  Cognitiva  (TSC), a  qual  aduz  que  cada  indivíduo  em  suas  ações  pode ser  tanto  causa quanto  resultado  dos  seus  extratos sociais.  Neste,  a  teoria  admite  que  as  pessoas  podem exercer  influência  sobre  seus  atos  e  ações,  postulando  que  grande  parte  do  comportamento
humano é determinada por interações com ambiente e outros indivíduos. Portanto, as pessoas são  vetores  dos  acontecimentos  que  lhe  envolvem,  mas  não  determinam  os  eventos  que ocorrem  (Bandura,  1986).  Esta  pesquisa  possui  abordagem  quanti-qualitativa,  utilizando  da técnica da revisão da literatura. As fontes foram artigos científicos, pesquisados em diretórios de  buscas  como:  CAPES,  SCIELO,  LILACS,  e  após  a  aplicação  dos  critérios  de  inclusão, puderam  ser selecionados  13  artigos.  Pode-se  perceber  que  os  artigos  sobre  a  temática Autoeficácia na
Formação profissional foram publicados do ano de 2008 a 2019, tendo maior frequência  de publicações  nos  últimos  4  anos.  A  maioria  dos  artigos  utiliza  abordagem quantitativa, ocorrendo a aplicação de escalas e questionários. As temáticas mais relacionadas à Autoeficácia  foram:
Desenvolvimento  Profissional (f=4),Teoria  Social  Cognitiva (f=3),Orientação Profissional (f=3), e Avaliação Psicológica (f=3). Também surgiram com menor frequência outros temas, como: bem-estar, internet e empregabilidade. No entanto, é importante que esta temática seja aprofundada, investigando-se, por exemplo, as ações e implicações da autoeficácia em diferentes níveis da vida profissional.

Autores: Fabricio Silva Bassalo, Luciana Amaral Garcia e Maély Ferreira Holanda Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top