Desengajamento moral e o bullying em contexto escolar

Resumo: Objetiva-se verificar se estudantes com  idade entre 11 e 18 anos tiveram algum  envolvimento  em  situações  de violência (bullying)e  avaliar  a existência  de  uma tendência  a  justificarem  atos  de  agressividade,  por meio dos mecanismos do desengajamento moral. Para tanto se realizou um estudo com 430 alunos de duas escolas públicas em Belém-PA.  Utilizaram-se  dois  instrumentos,  um  para  caracterizar  a  amostra  e  averiguar  situações  de bullying;  e  o outro, para analisar os mecanismos do construto. Dos principais resultados obtidos, observou-se que mais de 37% da amostra já se envolveu em situações de bullying e 46% referiu que não se sentia seguro no ambiente escolar. Por outro lado, percebeu-se  que  em todos  os mecanismos  houve tendência dos  alunos justificarem atos agressivos.  Diante dos resultados, conclui-se que a prática do bullying é uma realidade nas escolas estudadas e que existe uma tendência dos alunos justificarem condutas agressivas.

Autores: Ariene Lilian Lima dos Santos Melo Rodrigues, Emmanuelle Pantoja Silva e Maély Ferreira Holanda Ramos