Panorama dos estudos sobre autoeficácia e satisfação no trabalho de docentes da educação básica

Resumo: Este artigo trata de uma revisão sistemática de estudos que investigam autoeficácia e satisfação no trabalho subsidiados pela Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura. Objetivou-se explorar as temáticas dos estudos desenvolvidos sobre autoeficácia e satisfação no trabalho com professores da Educação Básica.  Foi utilizado como técnica a Análise de Conteúdo segundo Bardin auxiliado, pelo software NVIVO 10. Para tanto foram feitas buscas em três bases de dados (Scielo, Redalyc e Capes), onde foram encontrados 23 artigos válidos para estudo de acordo com os critérios de inclusão pré-estabelecidos. O resultado deste trabalho revelou 16 (dezesseis) estudos com ênfase na autoeficácia docente, equivalente a 72,7%; eles evidenciaram 16 subcategorias, das quais apresentaram destaques: (a) desempenho docente (f=6); (b) colaboração entre professores (f=2); Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) (f=2); motivação (f=2); inclusão (f=2). Os que tratavam das categorias autoeficácia e satisfação simultaneamente alcançaram um total de 4 (18,2%), em que as variáveis bem-estar docente e Burnout apresentaram, cada, maior frequência (f=2) e os que destacaram a categoria satisfação no trabalho incidiram 2 (duas) frequências (9,1%), revelando escassez nos estudos sobre essa variável. É notável diante das respostas obtidas a partir análise dos dados, a importância das categorias supracitadas na ação docente.

Autores: Enizete Andrade Ferreira, Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira e Maély Ferreira Holanda Ramos

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