Panorama of the beliefs of self-efficacyin basic education teachers

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo construir um panorama das pesquisas brasileiras sobre autoeficácia de professores da Educação Básica, considerando o período de 2006 a 2016, a fim de
identificar os achados referentes a esse construto, e concomitantemente identificar possíveis lacunas.
A pesquisa caracteriza-se como uma revisão sistemática, cujo método consiste na análise dos dados
com uma abordagem mista (quantitativa-qualitativa). Os resultados obtidos demonstraram que as crenças de autoeficácia influenciam diretamente a prática docente na Educação Básica, pois é possível identificá-la em diversas áreas do contexto educacional. Além disso, o referido construto pode estar relacionado a diferentes categorias relacionadas ao contexto educacional, tais como: satisfações, esgotamento, entre outros. As categorias que mais apareceram nas investigações dos autores foram gerais características, identidade e prática docente, demonstrando que a crença de autoeficácia pode
ser estudado como um dos componentes do processo de construção da identidade profissional, sendo
capaz de influenciar a prática docente

Autores: Ariene Lilian Lima dos Santos Melo Rodrigues,Emmanuelle Pantoja Silva, Maély Ferreira Holanda Ramos, Jamile  Gabriela Cunha da Silva,  L. L. dos S. M. Rodrigues(????) ,  Luciana  Amaral Garcia.

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